Publicado em: 30/06/2021 19:08 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

O Departamento de Saúde de Astorga esclarece dúvidas sobre a vacinação.

Desde a chegada das vacinas em Astorga muitas dúvidas surgiram, principalmente, sobre a distribuição das doses para a cidade. Para esclarecer esta e outras questões sobre a vacinação, o Departamento de Saúde respondeu algumas perguntas.

Sobre a distribuição das vacinas, o Departamento informou que as doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde e são repassadas para cada Estado. No Paraná a saúde é dividida em 22 regionais, Astorga faz parte da 15º, por meio desta regional é que as vacinas chegam até o local. Sobre a quantidade, as doses são divididas conforme a população de cada cidade.

Outra dúvida frequente da população é sobre o atraso no calendário por idade. Um dos motivos deste desalinhamento pode ter sido causado sobre a ocorrência da sobreposição de grupos prioritários, ou seja, quando indivíduo é contabilizado em mais de um grupo prioritário. Com isso algumas cidades receberam mais doses do que outras. O Governo do Estado informou que essa diferença será corrigida nos próximos dias.

Até a data de hoje (30), o município recebeu 14.833 e vacinou 10.112 pessoas com a 1º dose e 3299 com a 2º dose. O restante dessas doses estão reservadas para 2º dose e grupos prioritários, cujo as doses não podem ser usadas para população geral. O Departamento de Saúde afirmou que objetivo é vacinar toda população adulta o mais breve possível, mas para isso dependem da chegada de novas doses.